Psicologia
Oque é?
A PSICOLOGIA estuda o funcionamento da mente e o comportamento humano e tem como objectivo ajudar em situações emocionalmente desafiantes, que trazem sofrimento, frustração e ansiedade repetidas. Através da psicoterapia adquirimos estratégias saudáveis para lidar com os desafios da vida e vivermos plenos e felizes. Algumas das vantagens da psicoterapia:
- Compreensão e ser ouvido sem julgamento
- Ultrapassar medos e dificuldades
- Livrar-se de hábitos prejudiciais
- Melhorar a relação consigo e com os outros
Conheça os nossos profissionais
Quando ir?
- Sentimentos de tristeza, angústia, ansiedade.
- Fase de transição, adaptação ou sofrimento.
- Perdas, luto ou separação.
- Conflitos nos relacionamentos.
- Incapacidade em lidar com emoções.
- Fobias, transtornos, obsessões ou compulsões.
- Procura de autoconhecimento ou desenvolvimento.
- Quando sentires que precisas de ajuda mesmo sem motivo aparente.
Conheça os nossos profissionais
João Gavela
Psicologo Clínico e Psicoterapeuta
Formação em Psicologia Clínica, em Psicopedagogia, pós-graduação em Neuropsicologia. Vinte anos de prática clínica, a nível particular e hospitalar, como psicoterapêuta, avaliador e formador.
“A psicoterapia tem como objetivo a recuperação do bem-estar, seja de uma criança, adolescente ou adulto, tratando os seus problemas psicológicos, através da construção de recursos emocionais necessários ao auto-conhecimento e ao desenvolvimento interno, promovemos a mudança e o equilíbrio desejado”
Susana Jacob
Psicóloga de crianças e jovens
Especialista Psicologia clínica e da saúde pela OPP, com intervenção em inúmeras áreas incluindo perturbações emocionais e comportamentais dificuldades de aprendizagem, dislexia, Perturbação da hiperactividade de déficit de atenção, etc.
"Quando uma criança revela um comportamento inadequado ou desajuste emocional os pais podem sentir-se perdidos e impotentes. Aqui tento ajudar as crianças e os seus pais a compreenderem a situação e transmitir-lhes as ferramentas mais adequadas para gerir e ultrapassar essa situação."
Rita Santana da Silva
Psicóloga e Psicoterapeuta
Formada em Psicologia Clínica e da Saúde com experiência em intervenção com adolescentes e adultos em em contexto clínico, hospitalar, comunitário e em crise. E situações de vulnerabilidade, doença crónica, dependência de substâncias, adolescência, etc.
"O processo terapêutico é um caminho conjunto realizado pela pessoa e pelo terapeuta onde a base do mesmo é a relação. O terapeuta encontra-se genuinamente na relação com a pessoa. É nesta relação que se torna possível explorar as dificuldades trazidas, as potencialidades inerentes e promover o autoconhecimento, o bem-estar e a mudança."
Valter Ferreira
Psicólogo e Psicoterapeuta
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e em Necessidades Educativas Especiais, atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Prática clínica de 13 anos em avaliação e acompanhamento com crianças, jovens e adultos.
"Acredito que tudo o que nos acontece na vida tem um propósito mas que nem sempre o conseguimos visualizar e compreender, sendo que em alguns casos é necessário pensar em conjunto para promover e concretizar a mudança."
Alexandra Lourenço
Psicóloga e Psicoterapia
Psicóloga Clinica com experiência de mais de 20 anos em psicologia comunitária (trabalho desenvolvido em IPSS) e clínica, com crianças, adultos e idosos. Formações em Neuropsicologia, Psicopatologia do Envelhecimento, Avaliação Psicológica e Aromaterapia
"O apoio psicoterapêutico tenta auxiliar no conhecimento e entendimento dos bloqueios que nos impedem de alcançar o bem-estar psíquico, físico e emocional. Através de um acompanhamento empático, humano, sensivel e profissional é possível entender, aceitar e ultrapassar os obstáculos do quotidiano e a alcançar o equilíbrio emocional. "
Raquel Noronha
Psicóloga e Psicoterapeuta
"A prática psicoterapeutica assenta, em primeiro lugar, numa relação/aliança entre paciente e psicoterapeuta.É a partir desta relação que se desenvolve todo o trabalho e caminho, em busca dum entendimento mais profundo das causas que estão a deixar o paciente com falta de recursos internos para fazer face a problemas ou situações (internas ou externas ) e que estão a causar mal-estar ou sofrimento psicológico."
Cátia Canané
Psicóloga Clínica de jovens e adultos
Formação em Psicologia Clínica e da Saúde, Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental na Depressão e Ansiedade, com experiência em intervenção com crianças e adultos.
“Aquilo que é terapêutico na psicoterapia é a comunicação. Se a psicoterapia é uma “cura pela palavra”, é porque as palavras que criam novos significados promovendo a mudança, são ditas no contexto duma relação que é em si terapêutica. Tornando-o um lugar, lugar que sentido como seguro, fiável e responsivo permite o desbloquear do desenvolvimento, potenciando o bem-estar e a saúde mental”