Neuropediatria
desenvolver
Nos primeiros anos, os bebés e as crianças têm um período de desenvolvimento como em nenhuma outra fase da vida.
Os processos de maturação cerebral harmonizam-se com as experiências de vida e marcam como cada criança reage e responde ao mundo. Este funcionamento é único em cada bebé ou criança, e expressa-se no seu comportamento, nos seus relacionamentos na aquisição das competências dos diferentes domínios do desenvolvimento.
No seu percurso, os bebés e as crianças podem sofrer uma perturbação deste processo de aquisição ou progressão das competências.
Noutros casos, a presença de fatores de risco para o desenvolvimento dos bebés e das crianças, por exemplo: prematuridade, doenças neurológicas, psiquiátricas, condições ou doença médicas já previamente identificadas.
Conheça os nossos profissionais
A Consulta
Assim, na Consulta de Desenvolvimento, procuramos compreender os bebés e as crianças na forma como funcionam, identificar os processos que modulam o seu desenvolvimento e que o podem afetar e promover a intervenção terapêutica precoce.
Sao observadas crianças sinalizadas, pela família, pelos médicos assistentes e por cuidadores/educadores/professores, por preocupações quanto ao desenvolvimento ou que apresentem fatores de risco para o desenvolvimento.
Perturbações mais frequentemente avaliadas nas Consultas de desenvolvimento:
Perturbação do espetro do autismo
Perturbação do espetro do autismo atípica precoce
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Perturbação de irrequietude na primeira infância
Atraso global de desenvolvimento
Perturbação do desenvolvimento da linguagem
Perturbação do desenvolvimento de coordenação
Perturbação do processamento sensorial
Conheça os nossos profissionais
Cristina Martins Halpern
Pediatra e Neuropediatra
"Na consulta, observados bebés e crianças com sintomas que, por serem frequentes, influenciam e até limitam a participação da criança nas suas atividades e rotinas, sejam familiares, escolares e sociais podem restringir a participação da família em rotinas ou atividades diárias; Identificação e intervenção precoce, com o apoio de uma consulta especializada, melhora significativamente o prognóstico destas perturbações.
Na proposta terapêutica é privilegiado o funcionamento de cada bebé e cada criança com atenção à individualidade e trajetória de cada um."